É cada vez mais comum vermos pessoas com carreiras “de sucesso” largarem tudo para seguir outro rumo. Os motivos podem ser variados: alguns buscam qualidade de vida, outros querem ganhar dinheiro. Tem quem busca aprendizados e os que querem um trabalho com significado. Independentemente das suas razões, existem 3 etapas importantes a analisar quando o desejo é investir em uma nova carreira. Veja abaixo quais são elas.

As 3 etapas importantes a analisar quando o desejo é investir em uma nova carreira

Primeira etapa para investir em uma nova carreira: o autoconhecimento

Se você pensa em mudar, antes de tomar qualquer decisão precisa fazer uma verdadeira imersão interior para descobrir os seus desejos e motivos. Você quer mudar de emprego, de profissão ou o foco da sua carreira? O que o motiva a sair de casa para trabalhar? Quais são os seus reais objetivos e prioridades? Nessa hora, por mais difícil que seja, é preciso deixar a opinião dos outros de lado e ouvir apenas a sua consciência.

Segunda etapa para investir em uma nova carreira: a análise

Você definiu os seus objetivos e já sabe que caminho quer seguir. Não importa se quer abrir o próprio negócio, virar freelancer ou fazer outra faculdade. Agora é hora de analisar o mercado de trabalho que você quer entrar, definir as qualidades que já possui e o que precisa fazer para adquirir novas habilidades. Procure ter uma visão a longo prazo e encontre áreas promissoras dentro do que quer fazer.
Também é importante analisar o impacto que essa mudança vai trazer para a sua vida e como você vai lidar com ele. Tem um dinheiro guardado, caso precise fazer uma faculdade ou não consiga trabalhar por um tempo? Pode ser que essa mudança acarreta certa perda de prestígio no começo. Prepare-se para ter que dar explicações e bancar a sua escolha. Se você passou pela primeira etapa, está seguro de sua opção e não terá tanto problema com isso.

Terceira etapa para investir em uma nova carreira: a ação

Você decidiu o que quer, analisou o mercado… agora é hora de partir para a ação. Mas calma! Isso não significa sair por aí comprando estoque ou mandando currículo. Trace metas e estipule prazos para cada etapa do processo. Se tiver que fazer um curso, veja qual (is) é (são) o (s) melhor (es). Converse com quem trabalha na área, mostre interesse e, aí sim, se jogue. Muitas vezes, depois que a decisão foi tomada racionalmente, é hora de deixar o medo de lado e simplesmente fazer. Confie no seu julgamento e comece a caminhar rumo ao objetivo, sem pressa, mas com foco.

Pode ser que você não consiga sair do seu emprego agora, mas possa fazer uma pós ou trabalhos como autônomo para entrar no mercado. Algumas pessoas precisam de mais tempo para arrumar verba, enfim… você analisou a sua situação e já sabe o que é melhor.

Independentemente das 3 etapas importantes a analisar quando o desejo é investir uma nova carreira, o conselho mais importante é: converse com quem está na área que você almeja. Peça conselhos, escute e aprenda com os erros e acertos dos outros. Isso já vai trazer muita vantagem!