Nas últimas décadas, o termo coaching executivo foi amplamente difundido em várias organizações como a prática ideal para resolver todos os problemas. Porém, será que isso é verdade? Será que o coaching executivo é a solução para todas as dificuldades de uma organização? O primeiro passo é entender como essa ferramenta pode favorecer resultados concretos.

Descubra quais os benefícios do coaching executivo e como ele pode colaborar com você ou com a sua empresa

Antigamente, o coaching era utilizado para extrair a melhor performance possível de um atleta. Entretanto, com o passar dos anos e o aperfeiçoamento das técnicas, foi possível identificar a aplicação do mesmo nas organizações.

Desde então, o coaching se espalhou rapidamente no mundo corporativo, tornando-se a menina dos olhos de muitas empresas. Mas, será que a ferramenta serve para resolver todos os problemas? Nesse sentido há um grande equívoco, pois o coaching executivo pode ser aplicado para solução de problemas, bem como para desenvolver a gestão.

É necessário entender qual o interesse do executivo e da organização, qual o contexto em que estão inseridos e se essa realmente é a melhor solução para determinada expectativa.

Você já pensou em melhorar sua performance? Precisa desenvolver novas habilidades para determinada função? Ou conhece algum colaborador que está precisando se aperfeiçoar? Continue lendo esse post e entenda como o coaching executivo pode ajudar a superar desafios profissionais.

Por que contratar um coach?

O coaching executivo garante que você, profissional, fique em contato com ferramentas que te possibilitarão encontrar sua melhor versão. Dessa forma, estará pronto para alcançar suas metas profissionais de maneira mais segura.

Se você é um executivo que está atrás de desenvolvimento e novas conquistas, o coaching pode ser a ferramenta certa. Com o suporte de um coach com experiência no assunto, você pode aprender sobre seus pontos fortes e fracos, alinhar suas habilidades com as exigências do seu cargo, desenvolver técnicas de liderança, saber lidar com situações conflituosas, traçar um planejamento para saber onde quer chegar, além de enxergar os cenários sobre outras perspectivas.

E não é só isso! Se você está pensando em reestruturar sua carreira, o coaching executivo te dará ferramentas cruciais para tornar esse processo mais fácil e estratégico. Contar com um profissional em momentos de transição é a chave do sucesso, já que o mesmo permite a reflexão sobre o caminho a ser seguido e os recursos naturais que estão dentro de cada um.

Agora, se você é gestor de RH ou dono de uma empresa e possui funcionários talentosos que precisam desenvolver habilidades específicas para potencializar ainda mais a performance, influenciando positivamente nos resultados, o coaching executivo também pode ser a ferramenta ideal.

Você já pensou como gestores preparados podem ser um diferencial para sua organização frente a concorrência do mercado? Habilidades de liderança, capacidade de potencializar recursos e técnicas para extrair o melhor da sua equipe são algumas das características que podem ser aprimoradas com o coaching executivo.

Coaching interno x coaching externo

No mundo corporativo há duas maneiras de realizar as sessões de coaching, através de um profissional da própria organização ou pela contratação de um coach externo.

Ao escolher por um profissional interno, a organização acaba economizando recursos financeiros, porém, os resultados podem ficar longe do esperado. Nesses casos, há maior propensão de ocorrer interferências como falta de imparcialidade, conflito de interesses, quebra de confidencialidade ou até mesmo situações antiéticas uma vez que ambos os profissionais trabalham para a mesma empresa.

Por outro lado, ao contratar um profissional de fora e com grande expertise no ramo, o investimento financeiro acaba sendo pequeno quando comparado aos grandes resultados alcançados. Por ser um profissional neutro, o coachee se sente mais confortável para participar ativamente das sessões, explorando a fundo as reflexões propostas. Além de ser praticamente nula as interferências como conflito de interesses e falta de imparcialidade.

Se você é gestor de RH ou dono de uma empresa, considere pesquisar sobre o profissional que está atuando com seus colaboradores. A qualidade do mesmo impactará diretamente nos ganhos do processo.

Para superar seus desafios profissionais, entre em contato com a Valiance Coaching e vá mais longe.