Durante toda a nossa carreira, percebemos que a competição faz parte do mercado de trabalho. São as dinâmicas de grupo, o trabalho para ser efetivado no estágio, a luta por uma promoção. Mas talvez a competitividade na alta gestão seja uma das mais cruéis, afinal você briga com peixes grandes, pessoas com um currículo invejável e capacidades enormes.

E agora? Como não se sentir ameaçado com a competitividade na alta gestão?

Fizemos uma lista com 5 coisas que você pode fazer para lidar com a competitividade na alta gestão. Seja para gerenciar seus funcionários mais brilhantes, seja para conversar com um par ou fazer uma entrevista de emprego, essas atitudes podem melhorar a sua autoestima e os seus relacionamentos.

1. Converse de maneira socrática – Isso significa que você pode fazer perguntas que levam o seu interlocutor a chegar à conclusão que você gostaria. Além de dar a sensação de poder ao outro, ajuda a entender o outro lado também.

2. Esteja aberto a aprender coisas novas – Não é só por que você é o chefe ou o concorrente que você não pode ir além dos seus conhecimentos. Abra a mente e reflita: será que essa ideia não pode ser útil para a empresa?

3. Não finja saber mais do que sabe de verdade – Quantas pessoas você conhece que adoram enrolar a conversa só para fingir que sabem do que estão falando? Essa é uma estratégia perceptível e faz parecer que quem fala é mais fraco do que realmente é. Por isso, não tenha medo de dizer: “Preciso pesquisar mais sobre o assunto. Vamos nos falar amanhã?”

4. Não se deixe enganar pelo CV – A gente pode se deslumbrar com o currículo de alguém, mas nem sempre essa relação de aptidões reflete todas as características da pessoa. De repente ela é muito inteligente com números, mas não sabe falar bem com estranhos, ou não consegue se impor em reuniões. Ou seja, não julgue um colega pelo CV.

5. Lembre-se do seu CV! – Vamos lá. Se você está enfrentando competitividade na alta gestão, é porque já alcançou um cargo de responsabilidade, certo? Isso não aconteceu à toa. Você trabalhou duro e possui ótimas referências para estar onde chegou. Não se deixe intimidar por outros. Trabalhe a sua autoconfiança com humildade para se sentir seguro de si e do seu trabalho.

Para não se intimidar com a competitividade na alta gestão você precisa confiar no seu potencial, como os seus chefes acreditaram e ainda acreditam. Você é capaz de lidar com desafios, basta trabalhar os relacionamentos interpessoais e a sua autoconfiança. Não tenha medo de ser quem você é de verdade. É isto que o mercado procura: autenticidade!