Dicas infalíveis de alta performance

Reading Time: 3 minutes

Quando falamos em equipes de alta performance, logo pensamos em colaboradores altamente produtivos, engajados, motivados e prontos para se dedicar ao máximo com o intuito de atingir todas as metas. Talvez você pense em um ambiente descontraído com uma cultura empresarial baseada em excelentes práticas. Tal cenário seria propício para retenção e evolução de talentos, além de sustentar o negócio por mais tempo. Entretanto, será que essa já é a realidade na maioria das empresas?

Confira como sua empresa pode aumentar os resultados de toda a equipe de forma estratégica.

Infelizmente ainda nos deparamos com o oposto: funcionários desmotivados, insatisfeitos com o ambiente de trabalho e com seus líderes, culturas organizacionais sem embasamento em boas práticas, gerentes distantes de suas equipes e RH voltado para atividades burocráticas.

Consequentemente os resultados da sua empresa acabam sendo afetados de diversas maneiras. A baixa performance dos colaboradores transcende os números, chegando a impactar a maneira com que os clientes são tratados. Pesquisas mostram que colaboradores felizes e empenhados geram clientes satisfeitos. Para saber mais sobre o assunto, confira nosso post O que fazer quando seu colaborador perde a performance e prejudica a empresa?

Se você já passou ou está passando por alguma dessas situações com a sua equipe, nós podemos te ajudar. Continue lendo esse post para entender um pouco mais sobre como atingir a alta performance e, para se aprofundar ainda mais, recomendamos que você baixe o eBook 10 Dicas Infalíveis de Alta Performance de Equipes para Gerentes de RH.

Alta Performance x Cultura organizacional

Qual a cultura que está disseminada em sua empresa hoje? A motivação está relacionada apenas com o salário no final do mês ou ultrapassa esse quesito? Antes de começarmos, é importante destacarmos que atualmente os ganhos financeiros não são mais os fatores primordiais que mantem os colaboradores fiéis e engajados. É importante humanizar o ambiente de trabalho para instigar as pessoas a assumir responsabilidades e manter o direcionamento, o foco na realização dos objetivos.

Uma das maneiras para conseguir essa humanização é educando os líderes para que eles tenham condutas que estimulem o desenvolvimento individual e coletivo, ao mesmo tempo que proporciona um clima harmônico e de confiança.

Recentemente a Harvard Business Review publicou um artigo demonstrando como o gerente pode impactar positivamente na alta performance de sua equipe ao adotar práticas de desenvolvimento que englobam, por exemplo, feedbacks com direcionamento, bem como acompanhamento ativo para identificar competências e habilidades que precisam ser melhoradas. Nesses casos, os gerentes reconhecem que não sabem tudo e estimulam que o funcionário crie conexões com pessoas externas a fim de suprir as lacunas de conhecimento.

E não é só isso, existem muitas outras práticas que os líderes podem adotar para impactar positivamente na performance da sua equipe, não deixe de conferir as 10 Dicas Infalíveis de Alta Performance em nosso e-Book.

Líderes: Espelhos da Cultura Organizacional

Você já notou como os líderes são (ou pelo menos deveriam ser) estratégicos na disseminação da cultura desejada? Podemos dizer que eles são como espelhos, refletindo aos colaboradores o que a empresa entende como correto. Por isso, é muito importante que os diretores, gestores e supervisores estejam prontos para aceitar, aplicar e disseminar os novos hábitos e modelos de gestão.

Caso eles não estejam preparados, os colaboradores podem entender que o movimento de melhoria não é genuíno, desestimulando a equipe. Para evitar esse tipo de cenário, existem profissionais no mercado que estão preparados para dar todo o suporte que sua equipe precisa.

Dentre as possibilidades, podemos citar a contratação de um Coach. Este profissional ajuda seus colaboradores a aprimorar competências, desenvolver novos conhecimentos, elevar desempenho, estimular autoconfiança, entre outros. Ou seja, ele trabalha de maneira evolutiva para auxiliar sua empresa a conquistar novos resultados e tornar esse processo de transição mais assertivo e produtivo.

Para entender mais sobre essa solução, confira o nosso post O real significado de Coaching.

Quer saber mais sobre alta performance?

Para ter uma equipe de alta performance é preciso estar pronto para acompanhar as práticas e tendências que estão acontecendo no mercado, a fim de proporcionar aos seus colaboradores um ambiente estimulante, humano e propício ao desenvolvimento.

Na Valiance Coaching temos profissionais preparados para tornar esse processo possível, venha conhecer o nosso trabalho e comece a mudança agora!

Comentários no Facebook
/* script RD */