O coaching esportivo como um dos pilares do desempenho de atletas de rugby

Reading Time: 2 minutes

Por ser um dos profissionais encarregado do desenvolvimento de atletas, é sugerido que o coach adquira conhecimento em todas as áreas relacionadas ao aprimoramento do desempenho desportivo. Além de seus conhecimentos para conduzir um processo de coaching, seja individual ou de equipes, adquirir outros em áreas como: administração esportiva, medicina esportiva, força e condicionamento, podem auxiliar o coach no treinamento físico e mental dos atletas.

Como o coaching esportivo contribui com a formação e o desempenho de atletas de rugby e onde podem chegar com o resultado de um trabalho de coaching?

Oportunidade que faz a diferença

O coaching esportivo não apenas melhora o desempenho dos atletas, mas também incentiva o pensamento positivo, o trabalho em equipe, a resiliência, a ética no trabalho, o respeito e o amor pelo jogo, principalmente no rugby. Por este motivo, os coaches esportivos podem se considerar parte integrante do desenvolvimento humano dos seus pupilos, e a influência de um bom coach esportivo na vida de seus atletas muitas vezes ultrapassa o campo esportivo.

É fato que os coaches esportivos ganham familiaridade com os componentes mencionados acima, a fim de ensinar seus atletas sobre o desenvolvimento de suas habilidades e prepará-los para alcançar o máximo resultado.

Sendo assim, o papel principal de um coach esportivo é ter a oportunidade única de fazer a diferença na vida de alguém. No nosso caso, na do atleta de rugby.

Como o coaching esportivo ajuda os atletas de rugby?

A principal função do coaching esportivo é orientar os atletas e o time a atingirem seu máximo potencial. Uma das principais razões para ter o acompanhamento de um coach esportivo é melhorar o desempenho psicológico durante uma disputa. No entanto, o coaching esportivo traz muito mais do que resultados em um placar.

As métricas do coaching esportivo não são os novos treinos ou técnicas do esporte aprendidas, isto é responsabilidade do técnico da equipe ou do atleta. O valor do trabalho do coaching esportivo reside nas ferramentas mentais que o atleta aprende e que o ajudam a navegar em direção ao sucesso dentro e fora do mundo esportivo.

Em última análise, alguns dos maiores valores que podemos receber de um bom coach esportivo são o reforço positivo, o encorajamento e o apoio motivacional, já que é fácil ficar desencorajado ao longo dos longos e intensos treinos ou depois de obter um resultado negativo em algum jogo. Quando falhamos, somos rejeitados por um trabalho ou oportunidade que desperdiçamos e isto nos frustra e desmotiva.

O atleta, mais do que ninguém, precisa ser encorajado; motivado e guiado a encontrar saídas para momentos ruins, e é aqui que entra o trabalho de um bom coach esportivo. É este o profissional responsável por lembrar ao time do seu valor e elevar o seu estado de espírito para um patamar positivo se valendo das mais variadas técnicas de coaching.

O grande valor agregado do coaching esportivo, se deve ao fato de que as mesmas habilidades mentais que os atletas usam para alcançar o sucesso no esporte podem ser usadas para a obtenção do sucesso em outras áreas de suas vidas.

Conheça o nosso trabalho focado em Coaching para Atletas, clicando aqui. Descubra como a Valiance Coaching pode te ajudar a ser um atleta e profissional de alta performance.

Comentários no Facebook
/* script RD */