As mulheres vivem uma luta constante para se afirmar no mercado de trabalho e, mesmo já tendo conquistado muito, ainda existe um longo caminho a percorrer. Podemos começar esse debate nos perguntando: o que as empresas têm feito pela igualdade entre homens e mulheres?

Algumas empresas são conhecidas pelo seu pioneirismo em equiparar o ambiente de trabalho sem distinção de sexo. Porém, assédio sexual, discriminação na hora de promover a cargos de liderança e preconceito ainda estão presentes no dia a dia da maioria das corporações. De acordo com uma pesquisa da Câmara Americana de Comércio, a igualdade de gêneros ainda é um desafio para 76% das empresas do Brasil.

O que tem sido feito pela igualdade entre homens e mulheres nas empresas?

Algumas empresas começaram a diminuir as diferenças entre homens e mulheres pelo básico: igualando o salário de pessoas de sexos diferentes, mas que atuam no mesmo cargo. Parece simples, mas já é um grande desafio.

Outra ação importante é criar programas que incentivam o crescimento da mulher dentro da corporação. Algumas estudiosas apontam um fenômeno chamado teto de vidro feminino, que funciona como uma barreira invisível, impedindo o desenvolvimento profissional das mulheres no mercado de trabalho. Por isso é crucial celebrar lideranças femininas.

Algumas atividades que as empresas têm feito pela igualdade entre homens e mulheres envolvem palestras, workshops e divulgação de textos falando sobre assédio, preconceito, sexismo e também sobre o papel da mulher na área profissional. Fazer um raio-X da empresa, reformulando a política de cargos, salários e funções, é crucial para a equidade de gênero.

O papel social da mulher

É fato que as grandes diferenças entre homens e mulheres nas empresas estão relacionadas às discrepâncias que existem no âmbito pessoal e familiar. Muitas mulheres, quando se tornam mães, desaceleram ou interrompem o ritmo da carreira para dar conta da casa e dos filhos. Aos poucos, os pais vêm se conscientizando desse tema, e participando ativamente da rotina familiar.

Empresas que percebem essa mudança e, mais ainda, incentivam esse comportamento, saem na frente pela igualdade entre homens e mulheres. Um detalhe que faz muita diferença na vida da recém-mãe é a instalação de salas de amamentação, como fez a Advocacia Geral da União. Além de incentivar o aleitamento materno, essa atitude traz a mulher de volta ao mercado de trabalho com mais disposição. A Unilever e outras grandes empresas foram além e criaram creches para os filhos dos funcionários. Trabalhar perto dos pequenos é bom para toda a família.

Agora, uma atitude que realmente incentiva a igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho e também em casa é a licença-maternidade e a licença-paternidade estendidas. Proporcionar ao pai um tempo a mais para acompanhar e participar ativamente do desenvolvimento do filho é fundamental.

Como posso desenvolver a igualdade entre homens e mulheres na minha empresa?

De acordo com a Câmara Americana de Comércio, existem três atitudes que ajudam a diminuir a discriminação de gêneros nas empresas:

– Igualar salários e benefícios entre os gêneros
– Aumentar o número de mulheres no quadro de funcionários
– Igualar direitos e benefícios entre os gêneros

Se todas as empresas se comprometerem a cumprir esses passos, com certeza estaremos mais próximos de um mundo mais igualitário e justo para homens e mulheres.