O que é coaching?

Reading Time: 2 minutes

Você tem um coach? Se a sua resposta é não, então o seu sucesso profissional pode estar comprometido. O papel principal de um coach é ajudar você a identificar seus objetivos e se concentrar no que é importante, a fim de acelerar o processo rumo ao sucesso profissional.

Talvez você não saiba o que é coaching e como pode aplicá-lo no dia a dia. Neste artigo, vamos analisar os conceitos básicos e apresentar como ele pode contribuir para a sua carreira.

O que é coaching?

Você provavelmente já ouviu diversas pessoas falando sobre coaching no seu local de trabalho. Pode até ser que tenha conversado com algum, ou conhecido alguém que utilizou as técnicas desse profissional para melhorar o desempenho no trabalho.

O coaching é realizado por pessoas qualificadas que trabalham com os clientes para melhorar a eficácia e o desempenho utilizando ao máximo seus potenciais. O coaching funciona melhor quando todos compreendem claramente o motivo da contratação de um coach e quando são definidas as expectativas sobre o que se desejar alcançar com o treinamento.

Como o coaching pode ajudar em sua trajetória profissional?

Provavelmente todos nós, em algum momento, lidamos com problemas e dificuldades quando o assunto são os próprios objetivos. A maioria pode até identificar o que quer e a estratégica a ser traçada, mas, quando se trata de avançar e dar o próximo passo, muitos, simplesmente, paralisam. Desculpas são dadas, compromissos aparecem e os sonhos são engavetados. Se você age assim, considere pedir a ajuda de um coach.

Veja quais são as principais funções de um coach:

  • criar um ambiente seguro e propício à ação;
  • identificar lacunas entre onde o cliente está e onde quer/precisa chegar;
  • dar o apoio necessário para garantir um compromisso sustentado.

Contrariamente ao que costuma ser dito por aí – sobre o coaching ser simplesmente alguém que lhe diz o que fazer –, um coach habilidoso escuta, questiona. Na verdade, as soluções despontam no próprio cliente, não no coach. Um bom profissional vai despertar o melhor no coachee, ajudando-o a se concentrar em seus objetivos, sem psicanalisá-lo.

O coaching vai aumentar o seu sucesso. Quanto isso vale para você?

Arrisque conversar com seu gerente e proponha que a sua empresa solicite algumas sessões de coaching para você – eles podem estar dispostos a fazer esse investimento. Além disso, alguns programas de desenvolvimento de liderança vêm com componentes dessa prática. Inscreva-se em todos que puder!

Se a sua empresa não puder pagar seu coaching, sem problema! Custeie seu treinamento. Pense nesse método como um investimento, não como uma despesa. Aproveite para conhecer o trabalho da Valiance Coaching e saiba como podemos ajudar.

Comentários no Facebook
/* script RD */