O real significado de Coaching

Reading Time: 3 minutes

Nas últimas décadas o mundo tem sido palco de complexas transformações que acabam nos rodeando de questionamentos: O que acontecerá com a sua vida profissional daqui uns anos? Quais são os próximos passos para atingir seus objetivos de vida? Como aproveitar ao máximo o seu potencial em tempos de oportunidade?

Descubra se você domina o assunto ou se está sendo levado pela popularização do termo.

As dúvidas advindas das dinâmicas transformações estão despertando nas pessoas a busca por coaching e outros processos que ajudam a colocar o cliente como detentor da própria vida, deixando-o preparado para alcançar as tão almejadas metas.

Você já deve ter encontrado na internet diversas propagandas de serviços que prometem mudar rapidamente seus resultados em diversas esferas da vida. Quem nunca se deparou com promoções de coaching financeiro, life coaching, coaching para saúde, coaching de emagrecimento ou até mesmo coaching para recolocação profissional?

Todavia, é preciso ter cuidado. Com a globalização, a propagação de informações e de algumas carreiras se deu sem que houvesse um controle de qualidade ou até mesmo veracidade. Precisamos nos questionar frequentemente sobre o que lemos, os serviços que encontramos e os profissionais que contratamos para não cairmos em propagandas enganosas.

Por isso, nós da Valiance Coaching temos uma pergunta para te fazer: Você realmente sabe o que é coaching e os benefícios que ele pode trazer para sua vida? Continue lendo esse post e não caia nas armadilhas do mercado, comece agora mesmo a ser o detentor da sua vida.

Ficou curioso sobre o assunto? Para saber mais, leia nosso post 3 maneiras de descobrir se você precisa de coaching para ir além.

Esclarecendo as dúvidas

A pluralidade das definições do termo Coaching pode ser um dos motivos causadores das inúmeras interpretações que encontramos ao pesquisar sobre o assunto. Porém, para que você possa compreender melhor o real significado de Coaching, selecionamos duas definições:

 “Coaching é uma parceria com os clientes em um processo criativo e de reflexão que lhes inspire a maximizar seu potencial profissional e pessoal”

 International Coaching Federation

 

“É um processo sistemático colaborativo, focado na solução, orientado para resultados, no qual o coach facilita o aumento do desempenho de trabalho, da experiência de vida, do aprendizado auto direcionado e do crescimento pessoal do cliente.”

Association for Coaching

Ou seja, através de encontros focados nas necessidades do Coachee (cliente), o Coach (profissional) capacitado, utiliza técnicas para encorajar novas maneiras de fazer, pensar e ser, a fim de potencializar os talentos interiores e diminuir qualquer interferência que impede o cliente de melhorar seu desempenho.

Vale ressaltar também que o coaching auxilia na vivência em um mundo complexo, uma vez que explora as situações sobre duas perspectivas: externa (contexto e comportamentos do cliente) e interna (motivações, sentimentos e insights).

Nesse sentido, trabalhar as questões interiores em um cenário de tantas transformações é o ponto chave para o sucesso de qualquer pessoa. Podemos reforçar essa importância, citando Timothy Gallwey, autoridade no assunto e considerado como o “pai do coaching”:

“Há sempre um jogo interior acontecendo em sua mente, não importa de que jogo externo você esteja participando. O quão consciente você está disso pode fazer toda a diferença entre sucesso e fracasso no jogo externo”.

Por isso é necessário diferenciar o coaching de outros serviços encontrados no mercado, uma vez que seu propósito não é inserir informações, conclusões ou indicar uma única maneira de atingir determinado objetivo. Nesse sentido, podemos considera-lo como um processo colaborativo onde a participação e a vivência do coachee são cruciais para alcançar os resultados esperados.

Agora que esclarecemos o real significado do coaching e como ele pode ser um diferencial no cenário em que vivemos, que tal diminuir as interferências que atrapalham seu desempenho? Você pode escolher entre alavancar seu potencial ou continuar sendo levado pelas mudanças.

Para dar o primeiro passo você só precisa escolher um bom coach. Ele será o responsável por te fazer as perguntas certas, te guiar e extrair de você todo o potencial que muitas vezes está apenas escondido.

Entre em contato com a Valiance Coaching, nós podemos te ajudar a ir mais longe!

Comentários no Facebook
/* script RD */