Você deseja uma promoção há anos, mas está estagnado? Quer mudar de carreira, porém está adiando a mudança por medo de falhar? Muitas vezes procrastinamos as decisões de melhorar nossa vida profissional. Mas, até quando você está disposto a esperar? Pare de procrastinar!

Descubra 3 dicas para mudar seu mindset. Pare de procrastinar e comece a colocar seus planos em ação

Se você se identificou com alguma das situações descritas acima, é bem provável que você esteja procrastinando. Entretanto, não se sinta sozinho, procrastinar é uma ação inerente ao ser humano que, infelizmente, causa muitas perdas.

Imagine quanto tempo você poderia ter economizado se tivesse cumprido um planejamento para alcançar seus projetos? Ou quantas conquistas teriam surgido se tivesse mantido o foco nas prioridades? Talvez você já estivesse usufruindo os benefícios de decisões que foram adiadas.

Atualmente, o tempo é considerado um dos bens mais preciosos que temos. Portanto, é imprescindível saber aproveita-lo da melhor forma possível, uma vez que não é possível voltar atrás.  Precisamos estar conscientes de nossas escolhas, lutar por nossos projetos e assumir integralmente o protagonismo da vida.

Sabendo disso, listamos 3 dicas que podem te ajudar a mudar sua vida profissional. Continue lendo esse post e pare de procrastinar.

O fim das desculpas

Você já se submeteu a funções que não gostava por questões de sobrevivência? E quantas vezes já teve a chance de mudar esse cenário e se arriscar em novas oportunidades?

Ou talvez já tenha deixado de se candidatar em vagas que apresentavam maior responsabilidade por medo de não estar preparado, mesmo sabendo que possuía as habilidades necessárias?

A procrastinação muitas vezes vem acompanhada de “desculpas” que criamos em decorrência da falta de confiança, ausência de afinidade ou até mesmo impulsividade. Mas chegou a hora de mudar esse cenário, saiba como mudar o seu mindset:

  1. Defina objetivos e prioridades

Antes de mais nada é essencial que você saiba o que quer. Nesse momento, algumas questões podem ajudar: Qual o seu objetivo profissional? Onde quer chegar? Sabe quais são as competências necessárias? O que precisa desenvolver? Quais os próximos passos?

A tomada de consciência sobre a sua situação profissional atual e suas expectativas futuras são muito importantes. Através desse contexto será possível entender onde você está e o percurso necessário para chegar onde deseja.

Feito isso, você terá maior clareza das ideias e poderá avaliar itens como: O que você tem perdido com procrastinação? Quais as desculpas que te impedem de alcançar seus objetivos? Quais as limitações que realmente precisam ser trabalhadas? O que deve ser priorizado?

Ter objetivos realistas possibilitam o comprometimento, impulsionando as ações necessárias. Quando você entende onde quer chegar, passa a se movimentar com mais vontade, deixando de adiar as decisões.

  1. Mantenha o foco

Um dos fatores que acompanha a procrastinação é a impulsividade que costuma ser ocasionada pelas distrações. Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, com estímulos constantes.

Um exemplo básico disso são as inúmeras interrupções que realizamos em nossas atividades diárias para conferir as notificações do celular. Quantas tarefas você já deixou de realizar com 100% de foco por causa do WhatsApp, e-mail, Facebook ou Instagram?

Além disso, a falta de confiança também pode impactar no foco. Se você não acreditar em si mesmo e conhecer o seu potencial, os obstáculos que surgirem poderão desviar sua atenção do objetivo final.

É preciso saber onde quer chegar, manter a autoconfiança, ter determinação, ser persistente e não desviar o foco dos resultados. Todo esforço é necessário para um bom desempenho.

Leia também: Seu sucesso profissional depende da sua dedicação

  1. Conte com ajuda externa

De início pode parecer difícil mudar alguns hábitos, assim como padrões de pensamento. Escolher agir e sair da zona de conforto pode ser uma escolha difícil de ser tomada, por isso, é importante contar com uma ajuda externa.

Nesse sentido, um profissional recomendado para que você pare de procrastinar é o coach. Ele será capaz de te levar a um processo de autoconhecimento, onde você será capaz de compreender quais seus talentos e limitações, os objetivos de vida, alinhar suas expectativas com a realidade além de ficar empoderado para tomar decisões.

O coaching é um processo que ajuda na transformação de comportamento, facilitando o fim da procrastinação. Se você quer parar de perder tempo, entre em contato com a Valiance Coaching. Nós estamos prontos para te ajudar a alavancar sua vida profissional.