Gamificação (do inglês gamification) é uma ferramenta que vem sendo bastante utilizada por gestores e gerentes de RH nas empresas. O conceito corresponde na utilização de elementos ou mecanismos de jogos com a finalidade de resolver problemas comuns no dia a dia ou para despertar o engajamento do público interno.

Quando algum treinamento é submetido aos colaboradores, algumas vezes é visto como algo negativo, tedioso e nada estimulante. Muitos não querem deixar sua rotina para investir tempo em aprender coisas novas. Pensam que seu tempo trabalhando é mais valioso que isso. É aí que a gamification entra como algo estimulante e prazeroso de se fazer, aumentando a criatividade dos participantes e desenvolvendo uma série de benefícios de clima empresarial e capacitação profissional.

No “jogo” há uma série de mecanismos em que o colaborador pode submeter-se para alcançar os objetivos ou ganhos pré-estabelecidos. Na prática, a empresa oferece recompensas aos participantes que realizarem as tarefas do jogo, que envolve um mecanismo bem planejado sob a chancela de regras para que haja fluidez e “respeito ao jogo”.

Mas será que é possível aplicar o gamification em ambientes sérios transformando em um local mais prazeroso e com um ambiente mais divertido?

Sim! O jogo encoraja comportamentos, tirando vantagem da predisposição psicológica do ser humano para se engajar em games. Do ponto de vista empresarial, os maiores benefícios da inserção de jogos em ambientes corporativos estão na capacidade de:

  • Motivar, por meio do entretenimento;
  • Engajar, com base na oferta de recompensas ou incentivos;
  • Treinar, por meio do envolvimento e aprendizado natural das pessoas em ambientes lúdicos dos jogos.

Gamificação – caso você precise de um case de sucesso para se convencer

Para a empresa norte americana Live Ops implementar o gamification para seus mais de 20.000 agentes independentes de contact center, os quais trabalham em home office, foi um desafio curioso. O grande objetivo da empresa era o treinamento e a  padronização no atendimento. Para o jogo dar início foi implementada uma plataforma de jogos em seu portal corporativo, onde um sistema media a qualidade do atendimento, tempo de ligação e a satisfação do cliente. A cada missão cumprida pontos eram acumulados e, aqueles que tinham mais pontos, recebiam mais trabalho. Na prática isso significava mais chamadas e mais ganhos em dinheiro, fazendo com que a gamificação pudesse treinar, incentivar e potencializar a força de sua equipe. O resultado? Excepcionais ganhos no desempenho dos colaboradores.

Então como aplicar a Gamificação na minha empresa?

Antes de você começar a aplicar o gamification em sua empresa se atente aos pequenos detalhes, como o design, o roteiro, o storytelling, além das regras, premiação e um jogo divertido e lúdico. Você precisa saber exatamente o que seu público deseja. Não dê recompensas que você “acha” que irão gostar. Faça uma pesquisa e procure entender qual incentivo é desejado por todos.

Waze também é gamificação

A gamificação está presente em nosso dia a dia, como é o caso do Waze, em que seu perfil de usuário é representado por um ícone e você recebe pontuações de acordo com o envolvimento do APP.

A vantagem do modelo é que a gamification instiga duas características fortes do ser humano: a cooperação e a competitividade.

Já há uma tendência natural das pessoas participarem , em sua rotina, em algo que lhe dê uma vantagem, como um desconto em algum produto caso faça algo que lhe dê essa vantagem. Portanto, gestores e gerentes de RH têm em suas mãos algo que pode contribuir bastante no engajamento e treinamento de seus colaboradores. É preciso um estudo profundo e avançado com seu público e definições de estratégias do jogo para que alcance seus objetivos esperado.

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