Gestão de carreira: 5 passos para traçar objetivos

Reading Time: 2 minutes

Existe um antigo provérbio que diz “Quando o homem planeja, Deus sorri”. Talvez você possa achar perda de tempo definir metas no longo e curto prazo para sua carreira, mas pensar assim é um grande engano. Futuro não planejado tem grandes chances de se tornar caótico.

Definir metas ajuda a administrar a carreira. Mesmo que os planos não se concretizem conforme o esperado, planejar e fazer a sua gestão de carreira deve ser flexível o suficiente para alterá-los quando necessário.

Como traçar objetivos para a minha gestão de carreira?

Definir metas é um dos principais componentes do processo de gestão de carreira. Seus objetivos e os passos que você toma para alcançá-los compõem seu plano de ação. Esse é o roteiro que o levará a escolher uma carreira motivante o suficiente para incentivar você a ter sucesso nela. Acompanhe os passos principais para essa empreitada.

1. Seus objetivos devem ser específicos.

Você pode pensar: “Eu quero ser bem-sucedido”. E quem não quer? Você consegue definir o significado de sucesso? O sucesso para uma pessoa pode significar tornar-se CEO de uma empresa, enquanto que para outra pode chegar em casa depois do trabalho às 6 horas da tarde seria o melhor dos mundos. Pare, pense, analise bem e defina como pretende realizar esses sonhos.

2. Você deve ser capaz de medir o resultado de seus objetivos.

Ao definir as metas para saber como atingir os seus objetivos, organize um cronograma, estipule prazos para acompanhar a evolução e defina uma data para alcançá-los.

3. Não seja negativo.

Certifique-se de que seu objetivo seja algo que você realmente deseja, em vez de despender energia com negatividade. Por exemplo, em vez de dizer “Eu não quero ficar preso neste trabalho por mais quatro anos”, diga “Eu quero melhorar minhas habilidades nos próximos quatro anos para que eu me qualifique e mereça um emprego melhor “.

4. Mantenha seus objetivos realistas.

Pondere e veja se seus objetivos no longo prazo são compatíveis com suas habilidades. Seu objetivo não deve ser “Quero ganhar um prêmio no próximo ano”, se você não tiver nenhuma qualidade que justifique esse anseio.

5. É possível alcançar o seu objetivo dentro do prazo definido?

Se você tem um grande objetivo, divida-o em vários menores de curto prazo. Lembre-se de que você o executará melhor se tomar passos curtos e certeiros em vez de dar um grande salto maior que a perna, repleto de falhas.

A gestão de carreira depende do planejamento de seus objetivos e do que você realmente deseja alcançar. Não deixe de considerar seus sonhos em todas as etapas. Conheça a Valiance Coaching e saiba como podemos te ajudar.

Comentários no Facebook
/* script RD */