Quem trabalha com comunicação e marketing em uma empresa sabe da relevância da mensagem que queremos passar para o cliente. Mas você sabe qual é a importância de se identificar com os valores e missão da empresa para conseguir se comunicar com o consumidor?

Neste texto vamos falar um pouco sobre como essas questões traçam os caminhos e a linguagem a serem seguidos por todos os funcionários de uma corporação.

A missão, a visão e os valores de uma empresa servem como direcionamento para todas as decisões a serem tomadas por gestores. Sejam elas de cunho financeiro, produtivo ou estratégico e de comunicação, uma marca coerente não cria nada sem antes alinhar com esses três conceitos. Eles definem o comportamento de todos os funcionários, indicam aonde a empresa quer chegar e que caminho seguir para atingir os objetivos. Se um gestor de comunicação conhece a importância de se identificar com os valores e missões da empresa para se comunicar com o consumidor, vai criar campanhas mais assertivas e obter sucesso sem grandes dificuldades.

O que é Missão, Visão e Valores de uma empresa?

Para entendermos a importância da identificação com os conceitos de missão, visão e valores, primeiro precisamos destrinchar o que cada um significa:

Missão: É a razão de ser de uma empresa. Ela responde à questão básica e primordial: Qual é o negócio? Ela dá sentido a ações diárias e as decisões tomadas. Ao se identificar com a missão, você consegue perceber oportunidades que estão de acordo com a ideia central da empresa.

Visão: É o sonho de todos os gestores. Esse conceito responde à questão: o que a empresa quer ser no futuro? Aonde queremos chegar? Ele é responsável pela elaboração do planejamento estratégico.

A partir de uma visão clara, você consegue traçar planos para atingir o objetivo maior, para o qual a empresa inteira está trabalhando.

Valores: Estes são os princípios que regem as ações e comportamentos de todos os indivíduos que fazem parte da empresa. Todo mundo deve transformar os valores em sua identidade, para que a marca seja reconhecida por eles e por seus comportamentos.

Tendo os valores em mente, você se comunica com pessoas que pensam da mesma forma, atraindo o público mais interessante e sendo reconhecida pelo que realmente importa.

Qual é a importância de se identificar com os valores e missão da empresa para conseguir se comunicar com consumidor? 

Depois de analisar os conceitos acima fica mais fácil entender porque é ideal que se identifique com eles para ter uma comunicação eficiente com o consumidor. Já faz tempo que paramos de consumir apenas produtos, mas consumimos também a imagem que temos deles. Na hora de se diferenciar do concorrente, um valor específico pode ser fundamental para atrair o público certo.

Por exemplo, existem várias empresas de produtos de beleza de qualidade no Brasil. O que as diferencia está relacionado aos valores e missão, como o comprometimento com a sustentabilidade ou trazer as últimas tendências da passarela. Uma marca precisa atingir e influenciar a cultura e a vida das pessoas para ter vida longa. Não basta apenas vender batom.

Quando o profissional de comunicação se identifica com a missão, a visão e os valores da empresa, se identifica também com o consumidor, o que facilita na criação de estratégias e campanhas. Você fala a língua do cliente e da marca, por isso, fica mais fácil e crível se comunicar com todos, tanto dentro, quanto fora da empresa.

Procure conhecer, entender e assimilar a missão, a visão e os valores da empresa em que você trabalha para ter um processo eficiente de comunicação.