Problemas na comunicação interna estão entre os principais responsáveis pela falta de motivação dos colaboradores. Tendo ou não uma área específica para esse tipo de relacionamento, veja 7 soluções para melhorar a comunicação interna na empresa.

A comunicação interna é um fator extremamente fundamental para uma marca de sucesso, já que seu principal cliente é o seu colaborador. É ele que dita – de dentro para fora – a cultura da empresa, cria laços internos, motiva e espalha a confiança e a certeza de que acredita na marca para a qual trabalha. Casos recentes desse orgulho em vestir a camisa da empresa puderam ser vistos recentemente em vídeos nas redes sociais promovidos pela startup NuBank.
Para que tudo funcione com harmonia e frequência, dando resultados reais para sua empresa, listamos algumas dicas utilizadas por grande parte das melhores empresas para se trabalhar no país. Confira!

1 – Promova happy hour entre colaboradores

Não é oba-oba! Colaboradores engajados, que não encontram barreiras entre as áreas, possuem uma motivação muito maior quando a empresa promove eventualmente o conhecido “HH”. Crie um plano e comunique a frequência desses encontros, se possível em um ambiente exclusivo para os funcionários. Promova o encontro em dias úteis, após o horário do trabalho, e defina que cada edição do evento seja organizada por uma área interna. Faça a comunicação disso regularmente em sua intranet, TV corporativa, app e outros canais.

2 – Use uma TV corporativa

A TV corporativa veio para substituir o velho e bom jornal mural. Com ela você pode inserir conteúdos facilmente a partir de qualquer computador, enviando mensagens às suas filiais em tempo real. Crie editorias e as atualize toda semana. Seções como aniversariantes, de olho na meta, notícias de portais e vídeos engraçados são os preferidos dos colaboradores.

3 – Invista em uma rede social interna

Você conhece alguém que não está em pelo menos uma rede social? Quase impossível, não é mesmo? Seu colaborador está em algumas, também. Hoje existem algumas plataformas de rede social interna que podem ser utilizadas para comunicar notícias do RH, do presidente, grupos de discussões sobre determinado projeto, chat interno e um sistema próprio de pontuação, em que o colaborador participa e é bonificado por algo no fim – estilo “gamification”.

4 – Use gamification

Já falamos nesse outro post sobre a gamificação. Trata-se de um jogo entre seus colaboradores que estimula a interação, a criatividade e desenvolve uma série de benefícios para a melhoria da cultura empresarial. No jogo há uma série de mecanismos para que o colaborador alcance seu objetivo e seja recompensado por isso, como nas campanhas para batimento de metas.

 

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5 – Faça um APP para a comunicação interna

Tem jeito mais fácil de falar com alguém seja onde estiver? É por isso que os smartphones já se tornaram parte da vida de todo mundo. No aparelho, o aplicativo para comunicação interna funciona com login e senha exclusivos para cada colaborador, onde é possível visualizar notícias do RH, da empresa, arquivos úteis, mensagens e as notificações de push, com informações importantes. Tudo isso com um sistema administrativo que gera relatórios de leitura, interações e acessos. Legal, né?

6 – Dê um kit de boas-vindas ao funcionário

Algo muito simples mas que quase ninguém utiliza: kit de boas-vindas. O primeiro dia do funcionário pode ser marcante se ao chegar em sua mesa de trabalho encontrar algo personalizado como agenda, caneta, lápis, um brinde e uma carta de boas-vindas assinada por seu superior. E não se esqueça de apresentar o funcionário às equipes de todas as áreas – principalmente aos colegas que vão trabalhar diretamente com ele. Parece óbvio, mas muita gente esquece.

7 – Crie um canal para ouvir as sugestões, reclamações e elogios

Seu colaborador pode ficar intimidado para responder a pesquisas de clima e avaliação 360 graus. Para isso, crie um canal anônimo para ouvi-lo. Mas o anonimato deve ser comunicado e respeitado, caso contrário o canal acaba virando motivo de desconfiança, perdendo a efetividade. Ninguém conhece melhor sua empresa do que quem está nela todos os dias. Leia os comentários, tire proveito das sugestões e saiba trabalhar principalmente as críticas.

E vale lembrar

O mais importante de tudo é mensurar frequentemente os resultados. Não implemente nada do que citamos acima sem antes aplicar uma rápida pesquisa de como essas ferramentas e canais seriam vistos por seus colaboradores. Para que sua comunicação interna funcione de modo correto são necessários mais do que feedbacks de gestores e do RH. A comunicação deve ser diária e o mais rápido possível, senão ela vai chegar bem antes pelos corredores por meio da “rádio peão”. Evite isso e faça o bom uso das novas tecnologias.